Clique aqui para voltar à Página Inicial

TMARS Justiça Comunitária

 

Sobre a atuação dos Juízes Mediadores

>>>Clique e confira!


Para saber mais sobre

Mediação Conciliadora

Clique Aqui!


Saiba como encaminhar Processos e os Tipos de litígios

Clique Aqui!


Onde Encontrar

Seccionais

Grupos de Estudos


Advogados

O Papel dos Advogados junto aos Tribunais de Mediação e Arbitragem

Clique Aqui!


Fale Conosco

Clique Aqui!


Missão do TMA/RS


COMO SE CONSTITUEM OS GRUPOS DE ESTUDOS E OS FÓRUNS DE MEDIAÇÃO E JUSTIÇA COMUNITÁRIA?

Clique Aqui!


Lei Federal

9.307/96

Clique Aqui!


Cláusula Compromissória Prevendo soluções pacificadoras

Clique Aqui!


Sede Administrativa

Gabinete da Presidência

Corregedoria

Ouvidoria

 

Clique Aqui!


Corregedoria

Na condição de Requerente ou Requerido, dúvidas quanto a conduta ou procedimentos dos Juízes Mediadores, acione a Corregedoria.

Clique Aqui!


Ouvidoria

Sugestões, questionamentos, contate com a Ouvidoria

Clique Aqui!


Nomenclatura Institucional

Juízes Mediadores e Regramentos Institucionais

Clique Aqui!


Palavra do Presidente

Roque Bakof Presidente TMA/RS

 

Roque BAKOF

Presidente do TMA/RS

 

Clique Aqui!


Mediação Conciliadora

 

Uma solução pacificadora para resolver conflitos

 

Estabelecer-se um Fórum de Mediação Conciliadora é a melhor opção para resolver os conflitos de interesses, utilizando-se do diálogo e do entendimento como ferramentas para construção de uma solução legal.

 

E esta solução está a disposição tanto de Pessoas Físicas legalmente capazes, como de Empresas e Entidades, que disponham de informações mínimas (nome e endereço completo) sobre a outra Parte (Requerido), e encaminhem junto aos Fóruns de Mediação e Justiça Comunitária do TMA/RS suas questões para que sejam solucionadas e pacificadas por um procedimento que privilegia o diálogo e que, por ser ágil, torna-se menos desgastante e oneroso.

 

Os Processos que correm junto às Seccionais do TMA/RS não são divulgados, preservando-se a confidencialidade das informações que lhe fazem parte. Seguindo esse princípio orientador, as audiências são desenvolvidas com discrição, não estando sujeitas a divulgação pública.

 

A Audiência de Mediação e Conciliação é o espaço reservado para ambas as partes, Requerente e Requerido, apresentem as suas alegações e as suas interpretações quanto à sua verdade sobre os fatos.

 

Os atos praticados nestes Procedimentos e Audiências do TMA/RS seguem princípios filosóficos próprios que visam respeitar as partes, garantindo-lhes os direitos que lhes são pertinentes. A forma como são identificadas as Partes nos processos que tramitam junto ao TMA/RS - Requerentes e Requeridos - é mais um demonstrativo de como esse Tribunal realiza de forma distinta as suas atividades, o que lhe dá uma identidade ímpar.

 

A Parte, quando na condição de Requerido, não é tratada como réu ou devedor, mas sim como uma pessoa que está sendo requisitada para comparecer junto a Seccional do TMA/RS, para esclarecer a sua verdade sobre a questão que fora submetida a análise de um Fórum de Justiça Comunitária.

 

Campanhas de conscientização consolidam a atuação dos Fóruns de Mediação e Justiça Comunitária

 

O Conciliador"O Conciliador", quadro do Programa Fantástico da Rede Globo, chamou novamente a atenção dos brasileiros para o grave problema do afogamento do Judiciário brasileiro e a conseqüente morosidade, agravada ainda pelos próprios entraves do sistema, que faz com que a solução e a pacificação de conflitos seja desgastante, onerosa e demorada.

 

Não há dúvida que muitas iniciativas visando agilizar os processos e ampliar oportunidades para a conciliação na esfera do Judiciário Estatal tem produzido excelentes resultados, mas é a conscientização e a participação cidadã na construção de alternativas que produz os resultados mais significativos.

 

Nas Seccionais do TMA/RS, o Rito Procedimental adotado tem apresentado historicamente excelentes resultados, o que se traduz no elevado índice de acordos nas Audiências, girando em torno de 94%.

 

Nos acordos e termos ajustados em Audiências de "Mediação Conciliadora", realizadas em Seccionais do TMA/RS, Requerentes e Requeridos, optam por uma solução ágil e rápida, resguardada pelo caráter confidencial e ao mesmo tempo humanizador das relações.

 

Sendo uma oportunidade a mais para o diálogo, como forma de solução para conflitos de interesses, entre os quais aqueles que envolvem inadimplência, esta campanha está sendo avaliada de forma extremamente positiva por usuários em geral, entre os quais consumidores, lojistas, tomadores e prestadores de serviços.

José Luis Gomes

Coordenador Administrativo do TMA/RS

 

Saiba mais >>> Mediação Conciliadora, uma fantástica solução.

Leia o Artigo - Clique Aqui!

 

Mediação Conciliadora CR Diementz

 

 

Cada vez mais empresas, de vários segmentos, aderem a esta Campanha buscando soluções para conflitos nas suas relações com clientes e parceiros de negócios, entre elas as Lojas CR Diementz - Lojas da Comunidade e Lebes.

 

Para saber como aderir entre em contato com a Sede Adminitrativa do TMA/RS. Clique Aqui!

Mediação Conciliadora Lojas Lebes