Clique aqui para voltar à Página Inicial

 

Vídeo sobre a atividade desenvolvida pelos Juízes Mediadores do TMA/RS

>>>Clique e confira!

 

Vídeo sobre a importância da atuação dos advogados para o TMA/RS

>>>Clique e confira!

 

Quais os tipos de Litígios e como encaminhar Processos

O encaminhamento de Processos nas Seccionais do TMA/RS é fácil, simplificado e rápido

Clique e Confira>>>

 

Cláusula Compromissória Prevendo soluções pacificadoras

Clique e Confira!>>>

 

Lei Federal

9.307/96

>>> Clique e Confira!

 

 Qual é a missão do TMA/RS?

>>> Clique e Confira!

 

Advogados

O Papel dos Advogados junto aos 

Tribunais de Mediação e Arbitragem

>>> Clique e Confira!

 

Corregedoria

Na condição de Requerente ou Requerido, dúvidas quanto a conduta ou procedimentos dos Juízes Mediadores, acione a Corregedoria.

 

Ouvidoria

Sugestões, questionamentos, contate com a Ouvidoria

 

Link's Úteis

Link's com outras Instituições da esfera da justiça

 

Fale Conosco

Sede Administrativa

Gabinete da Presidência

Corregedoria

Ouvidoria

 

 

COMO PROCEDER QUANDO SE FOR REQUERIDO PELO TMA/RS

 

Os atos praticados nos Procedimentos e Audiências do TMA/RS seguem princípios filosóficos próprios que visam respeitar as partes, garantindo-lhes os direitos que lhes são pertinentes.A forma como são identificadas as partes nos processos que tramitam junto ao TMA/RS é mais um demonstrativo de como esse Tribunal realiza de forma distinta as suas atividades, o que lhe dá uma identidade ímpar.

A parte, quando na condição de Requerido, não é tratada como réu ou devedor, mas sim como uma pessoa que está sendo requisitada para comparecer junto a Seccional do TMA/RS para esclarecer a sua verdade sobre a questão que fora submetida a análise de um Fórum de Justiça Comunitária.

A opção de estabelecer um Fórum de Mediação demonstra que o Requerente deseja resolver a questão através do entendimento, desta forma ambos poderão encontrar juntos pontos de concordância para a questão, utilizando-se do diálogo para construção de uma solução legal para o conflito.

A Cientificação ao Requerido é o documento que esse recebe visando dar-lhe ciência acerca da existência do processo, solicitando o comparecimento deste junto a Seccional do TMA/RS, no prazo de 10 dias, para fazer as suas declarações acerca do litígio.

Ao comparecer na Seccional do TMA/RS, o Requerido é recebido por um Juiz Plantonista que irá, então, esclarecer-lhe sobre os fatos alegados pelo Requerente e irá registrar suas declarações. As Declarações do Requerido consistem nas manifestações do Requerido, sendo o momento para esse colocar a sua versão sobre a questão. Tão logo seja realizado o registro das declarações do Requerido, o Juiz Plantonista encaminhará os demais procedimentos e marcará a data e hora para a Audiência de Conciliação.

voltar       avançar       atualizar       topo