Clique aqui para voltar à Página Inicial

 

 

Vídeo sobre a importância da atuação dos advogados para o TMA/RS

>>>Clique e confira!

 

Quais os tipos de Litígios e como encaminhar Processos

O encaminhamento de Processos nas Seccionais do TMA/RS é fácil, simplificado e rápido

Clique e Confira>>>

 

Cláusula Compromissória Prevendo soluções pacificadoras

Clique e Confira!>>>

 

Lei Federal

9.307/96

>>> Clique e Confira!

 

 Qual é a missão do TMA/RS?

>>> Clique e Confira!

 

Advogados

O Papel dos Advogados junto aos 

Tribunais de Mediação e Arbitragem

>>> Clique e Confira!

 

Corregedoria

Na condição de Requerente ou Requerido, dúvidas quanto a conduta ou procedimentos dos Juízes Mediadores, acione a Corregedoria.

 

Ouvidoria

Sugestões, questionamentos, contate com a Ouvidoria

 

Link's Úteis

Link's com outras Instituições da esfera da justiça

 

Fale Conosco

Sede Administrativa

Gabinete da Presidência

Corregedoria

Ouvidoria

 

AUDIÊNCIA DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO

A Audiência de Conciliação é o espaço reservado para ambas as partes, Requerente e Requerido, apresentem as suas alegações e as suas interpretações quanto à sua verdade sobre os fatos. 

Essa Audiência é conduzida por Juízes Mediadores, os quais têm por maior objetivo a identificação de pontos de concordância, construindo a possibilidade de um acordo de vontades, o qual será homologado através de uma Sentença  Homologatória Arbitral.

Destaca-se que pelo trabalho desenvolvido pelos Juízes Mediadores das Seccionais do TMA/RS, ao conduzirem as Audiências com a boa técnica, em algo em torno de 95% dos processos, mesmo estes tendo surgido de processos com severas repercussões conflituosas.   

Não existindo acordo nesta primeira audiência, a Câmara de Mediação e Arbitragem poderá marcar novas Audiências, conduzir perícias, produção de provas, oitiva de testemunhas, etc,  quando poderão as partes chegar a um acordo (o qual será homologado por Sentença) ou, este não existindo, os 03 Juízes Mediadores componentes da Câmara analisarão  cuidadosamente tudo o que foi apresentado no decorrer do Processo e, de de forma criteriosa e rigorosa, proferirão uma Sentença Arbitral para definir a questão. 

A composição de um colegiado (Câmara) composto por 03  Juízes Mediadores, faz parte da filosofia do TMA/RS, pois este procura desta forma assegurar que o litígio não será avaliado por apenas uma pessoa, e sim que cada caso será devidamente apreciado por um colegiado.